Uma das principais tendências no universo empresarial nos últimos anos tem sido a implementação do trabalho remoto. Muitas organizações o adotam de maneira estruturada, mas com isso vêm também as vantagens e desvantagens do home office.
Então, como implementar um home office que seja bem-sucedido, especialmente em áreas tão cruciais para a empresa como o atendimento ao cliente? Para isso, é importante conhecer a fundo e entender as vantagens e desvantagens do home office e investir estrategicamente para superar as principais dificuldades apontadas por empresas e colaboradores.
Com o conhecimento acumulado e uma gestão alinhada, seu negócio sairá na frente da concorrência, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos funcionários e, ainda, um excelente atendimento aos clientes.
Confira as vantagens e desvantagens do home office e descubra como implementar um atendimento ao cliente eficiente nessa modalidade de trabalho!
Vantagens e Desvantagens do Home Office
Entre os pontos positivos e negativos do home office estão o aumento da produtividade, a flexibilidade e a comodidade, mas também as distrações e o excesso de trabalho.
A propósito, os custos do home office aparecem como um dos principais benefícios para empresas e colaboradores. Conheça melhor as vantagens e desvantagens do home office.
Vantagens do Home Office
As principais vantagens do home office indicadas por empresas e colaboradores são as listadas abaixo.
1. Flexibilidade
Durante o home office, dependendo da escala de trabalho, é possível organizar melhor o tempo do funcionário e suas atividades.
Dessa forma, o colaborador pode optar por trabalhar quando se sente mais produtivo. Ainda, ele pode lidar com imprevistos que surjam, sem necessariamente atrapalhar o andamento de suas funções.
2. Economia para Colaborador e Empresa
A economia é uma das principais vantagens do home office citada por colaboradores e empresas. Muitas organizações apontaram como benefício do trabalho remoto a redução no custo de manutenção do prédio.
Ao mesmo tempo, os colaboradores economizam nos gastos com o deslocamento diário, seja em transporte privado ou coletivo, e também na alimentação.
3. Qualidade de Vida
Um dos principais objetivos das empresas ao implementar o home office foi melhorar a qualidade de vida do funcionário.
A ideia é que os colaboradores possam aproveitar melhor seu dia, sem perder tempo com trânsito ou outras burocracias desnecessárias. Além disso, com o trabalho remoto, fica mais fácil conciliar as atividades de casa.
4. Privacidade
Essa é uma vantagem que se aplica especialmente aos funcionários que têm um espaço exclusivo para o trabalho em casa.
Com isso, eles podem ter maior privacidade para trabalhar, fazer pausas quando necessário, se alongar e usar suas roupas preferidas.
5. Escalas Mais Flexíveis
Uma grande vantagem do home office, tanto para colaboradores quanto para empresas, é a possibilidade de fazer escalas mais flexíveis de trabalho.
Assim, é possível garantir inclusive um atendimento 24 horas por dia para clientes, por exemplo. Claro que é necessário se adequar às leis vigentes sobre trabalho noturno, mas com o home office esse tipo de atividade fica facilitada.
Isso é relevante porque nem todos os funcionários se sentem produtivos no mesmo horário do dia. Dessa maneira, pode-se criar escalas que atendam melhor às necessidades dos colaboradores.
6. Otimização do Trabalho e Aumento da Produtividade
Com escalas mais flexíveis e a comodidade do home office, é possível otimizar melhor o tempo de trabalho para os colaboradores.
Eles são capazes de definir melhor seus horários de trabalho e, assim, aumentam também sua produtividade.
7. Conforto
Mais uma vantagem do home office é o conforto. Trabalhar de casa pode assegurar mais horas de sono, mais facilidade de iniciar o trabalho e mais momentos de descanso de qualidade.
Porém, tudo isso vai depender da infraestrutura que o colaborador tem em casa e dos limites do trabalho remoto.
8. Proximidade com a Família
Uma das vantagens do trabalho home office é que você está mais próximo da sua família. Você pode, a qualquer momento, dar um abraço no seu filho, fazer um carinho no seu pet e conversar com seu cônjuge.
Em paralelo, nada impede você de parar um momento no dia para ter uma conversa em família, dar risadas e passar bons momentos juntos.
9. Mais Independência
Com o home office, você passa a ter mais independência, ainda mais se o seu trabalho consiste em entregar resultados e não cumprir horas.
Isso quer dizer que você pode escolher os horários mais produtivos para trabalhar e ter mais tempo para o lazer.
10. Menos Estresse com o Trânsito
O trânsito é algo que costuma estressar bastante as pessoas. Trabalhar em home office elimina a necessidade de deslocamento diário, reduzindo o estresse e aumentando o bem-estar.
11. Definição do Próprio Horário de Trabalho
Não existe nada mais libertador do que poder definir o próprio horário de trabalho. Isso não só traz mais qualidade de vida, como também aumenta a produtividade.
Desvantagens do Home Office
Alguns pontos que são considerados como vantajosos para o trabalho remoto podem se transformar em desvantagens se mal administrados. Conheça melhor os listados abaixo.
1. Distrações
O trabalho remoto precisa ser muito bem administrado pelo colaborador e pela empresa, que deve dar dicas de como fazer isso.
Distrações como tarefas domésticas, filhos, animais de estimação, televisão ou qualquer outro tipo de entretenimento podem atrapalhar o andamento das atividades de trabalho.
2. Dificuldades de Infraestrutura
Segundo o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente da Zendesk, 46% dos agentes entrevistados disseram não ter as ferramentas certas para trabalhar de maneira bem-sucedida em casa.
Caso a empresa não atente para a infraestrutura necessária ao funcionário para trabalhar de casa, isso pode ser um grande dificultador do home office.
3. Segurança da Informação
Uma das desvantagens do home office é a garantia da segurança das informações mais sensíveis da empresa, uma vez que elas serão compartilhadas em redes distintas e, muitas vezes, inseguras.
Por isso, é importante reforçar o investimento nesta área e promover capacitações constantes para os colaboradores.
4. Excesso de Trabalho
Para 24% das pessoas entrevistadas por uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, um maior volume de horas trabalhadas foi apontado como desvantagem do home office.
Como não há separação física entre vida pessoal e profissional, fica mais difícil estabelecer limites. É essencial que gestores conversem com seus funcionários e estabeleçam limites para evitar problemas de saúde como estresse, ansiedade e burnout.
5. Isolamento Social
Especialmente para aqueles que moram sozinhos, é possível que haja uma maior sensação de isolamento social.
A falta de contato físico com colegas pode dificultar inclusive a comunicação e o andamento do trabalho. Por isso, vale pensar em dinâmicas para manter a coesão das equipes.
6. Transições Difíceis
Em tempos de trabalho remoto, pode ser mais complicado integrar novas pessoas nas equipes de trabalho. Por isso, é vital ter um processo de onboarding bem estruturado.
7. Controle de Desempenho
Como as pessoas trabalham de casa, pode ser um desafio controlar o desempenho dos colaboradores. Para isso, é recomendável contar com ferramentas adequadas que auxiliem na avaliação do trabalho.
8. Perda da Privacidade Pessoal
Uma desvantagem do trabalho home office é a perda da privacidade pessoal. Familiares podem interromper o trabalho para resolver questões pessoais, o que pode afetar a produtividade.
9. Indefinição de Horários de Trabalho e Lazer
O trabalho home office exige disciplina. Sem uma clara definição dos horários de trabalho e lazer, a rotina pode se tornar desorganizada.
10. Menos Troca de Experiência com a Equipe
Distante dos colegas de trabalho, há menos troca de experiência com o restante da equipe. A falta dessa interação pode gerar ruídos na comunicação e comprometer processos.
11. Ambiente de Trabalho Confinado
Trabalhar sempre no mesmo ambiente pode causar sensação de confinamento. A falta de interação presencial pode impactar a saúde mental.
Como Fazer um Atendimento ao Cliente Home Office?
O trabalho remoto no atendimento ao cliente se tornou uma realidade ainda mais concreta para as empresas nos últimos anos.
Além de adotar novas maneiras de trabalhar, as organizações tiveram que se adaptar às novas demandas dos clientes.
De acordo com a pesquisa da Zendesk, 64% dos consumidores relataram usar novos canais de suporte e 73% planejam continuar utilizando-os.
Então, como fazer um atendimento ao cliente em home office que seja eficiente? Para isso, é essencial colocar cinco passos em prática.
1. Oferecer Infraestrutura Adequada
Para que seus funcionários trabalhem bem, é preciso que tenham a melhor infraestrutura possível em suas casas.
A infraestrutura deve ser pensada em parceria com os colaboradores, incluindo um kit básico com equipamentos necessários, como uma boa cadeira, notebook e headset de qualidade, assim como uma ajuda de custo com internet e energia elétrica.
2. Promover Treinamentos Online
É crucial que as empresas promovam treinamentos online sobre essa nova modalidade de trabalho, especialmente no atendimento ao cliente.
Estabeleça as principais boas práticas do setor de atendimento ao cliente para o trabalho remoto. Assim, toda a equipe estará alinhada sobre como proceder diante das diferentes demandas.
3. Estabelecer Metas
Para gerenciar melhor o desempenho dos colaboradores e sua produtividade no home office, é viável estabelecer metas e KPIs para serem acompanhados.
As metas vão ajudar os colaboradores a compreenderem suas prioridades, estabelecer o número de entregas e aumentar a motivação.
4. Usar Softwares para Facilitar o Trabalho Remoto
Um ponto-chave na adoção do home office no atendimento ao cliente é o uso das melhores ferramentas e softwares de trabalho.
Invista em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, como Google Meet, Zoom e Slack; de gestão do trabalho remoto, como o Monday; e, especialmente, em um software de atendimento ao cliente que centralize as demandas da equipe.
Com um software de suporte ao cliente como o da Zendesk, sua equipe de atendimento ao cliente trabalhará de qualquer lugar, usando um chat de atendimento home office, terá uma visualização unificada dos consumidores e poderá gerar relatórios e insights.
5. Ter uma Boa Gestão do Trabalho
Para tudo isso funcionar, é preciso que haja uma ótima gestão do trabalho de atendimento ao cliente no home office.
A gestão será responsável por verificar e fornecer a infraestrutura necessária, avaliar as metas, analisar os KPIs e implementar as principais ferramentas de trabalho.
Como Montar um Home Office?
Agora que já mostramos um pouco das vantagens e desvantagens, além de como fazer um atendimento home office, seguem dicas para montar um escritório em casa.
1. Dê Prioridade ao Conforto
Escolha móveis pensando no conforto e funcionalidade. Você passará boa parte do dia no escritório em casa, então é essencial que ele seja confortável.
2. Harmonize as Cores do Home Office
Escolher as cores corretamente ajuda a criar um ambiente agradável. Pinte as paredes em tons que estimulem sua criatividade e evitem distrações.
3. Iluminação
A iluminação é um fator primordial no home office. Opte por lâmpadas que proporcionem conforto visual e direcione a luz para o centro da mesa.
4. Organização
A organização é imprescindível para garantir um ambiente home office harmônico e produtivo. Utilize prateleiras, nichos e gavetas para manter tudo em ordem.
Entender as vantagens e desvantagens do home office é fundamental para implementar essa modalidade de trabalho de forma eficaz. Com planejamento, investimento em infraestrutura e boas práticas, é possível aproveitar os benefícios do trabalho remoto, garantindo produtividade e satisfação para empresas e colaboradores.